Coordenador : Marcia Marques de Queiroz Carvalho
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 362609.2201.116617.19022023
Departamento/Setor: TDT
Área Temática : Trabalho
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Pessoas de diferentes situações sócio econômicas e culturais das comunidades brasileiras. O pré-requisito mínimo do candidato é ter nível básico (Fundamental I ) e interesse em desenho técnico.
Objetivo
Objetivos específicos: 1. Desenvolver as habilidades básicas a serem utilizadas no dia a dia dos profissionais que necessitam da utilização do AutoCAD. 2. Aprimorar o conhecimento daqueles que já trabalham com esta ferramenta computacional de forma simples. 3. Despertar o potencial criativo do indivíduo. 4. Conscientizar o aprendiz sobre os valores de mercado para o serviço oferecido. 5. Preparar o aluno para desenvolver valores positivos através do cultivo da amizade, do espírito colaborativo, da solidariedade, da fraternidade e outros. 6. Tornar a vida dos carentes e mais necessitados um pouco melhor, com aumentando sua autoestima, compreendendo que o escopo da pedagogia é realizar um adulto capaz de ser verdadeiro para si mesmo e funcional para a sociedade (MENEGHETTI, 2014, p. 211). 7. Desenvolver meios de o aluno continuar por conta própria o aprendizado do software e outros afim. Estratégias: Todo o processo de desenho dos objetos serão executados em ambiente virtual, sob a supervisão atenta da equipe (professora orientadora e discentes bolsista UFF), em datas preestabelecidas e informadas no ato da inscrição. A quantidade final de produtos a ser confeccionada por cada aluno irá variar de acordo com a complexidade e o ritmo de sua produção. A equipe UFF será responsável por estabelecer essa quantidade, junto aos alunos. Os alunos também deverão apresentar uma planilha simplificada que projete o tempo gasto nas atividades. Objetivos a serem alcançados pelo aluno UFF: - Alicerçar suas pesquisas de graduação nos conhecimentos aos quais estarão expostos através das trocas multidisciplinares no âmbito da equipe do projeto. - Estabelecer uma postura de envolvimento e responsabilidade com sua formação e o universo acadêmico através de ações de extensão. - Despertar o interesse e a motivação necessária no aluno, conectando antigas formas de ensino com as atuais. - Integrar ações de apoio socioeconômico ao acadêmico fornecendo os instrumentos necessários para que esse aluno se interesse por pesquisas direcionadas para a sociedade e aprenda como fazê-las. Levando esse conhecimento com ele para toda sua vida acadêmica e concluindo, no caso desse projeto, com o desenvolvimento de produtos, os vídeos, o artigo e o ambiente onde será disponibilizado conteúdos relacionados às aulas. - Pesquisar e aprofundar conhecimentos técnico teóricos de teorias e técnicas que envolvem o ambiente de aprendizado. - Destinar 15 (quinze) horas semanais aos estudos, reuniões, ao aprendizado do funcionamento dos vídeos e tudo que for preciso para que o projeto se concretize da melhor forma possível. - Oferecer apoio aos colegas no projeto. - Acompanhar necessidades e demandas da professora, no intuito de mediar a realização de projetos pelos alunos. - Estudar e revisar, quando for o caso, materiais didáticos e traduções de programas relacionados ao projeto. - Pesquisar novos materiais didáticos, tutoriais, apostilas, vídeos, que possam auxiliar os alunos no aprendizado da técnica. - Relatar por escrito a cada bimestre sobre as atividades e desenvolvimento e entregar a professora. - Acompanhar sessões de estudos, oficinas e consultas - participar de grupo de pesquisa vinculado ao projeto. Essa ferramenta de desenho técnico é amplamente utilizada no mercado de trabalho. Com esse projeto, espera-se diminuir a desigualdade social por meio da qualificação profissional do aprendiz. O impacto social pode ser significativo uma vez que o curso é on-line permitindo um alcance de maior escala.
Resumo
Em síntese a proposta trata de um Programa de ensino do AutoCAD, um software CAD (projeto auxiliado por computador) que designers, arquitetos, engenheiros e profissionais de construção utilizam para criar desenhos técnicos precisos. Este treinamento irá permitir ao cursista desenvolver as habilidades básicas a serem utilizadas no dia a dia dos profissionais que necessitam da utilização deste software, bem como, aprimorar o conhecimento daqueles que já trabalham com esta ferramenta computacional de forma simples. O curso é do tipo Small Private On-line Course (SPOC), curso on-line oferecido por meio da plataforma Google Classroom com acompanhamento de tutor. O projeto a ser desenvolvido pela professora e pelos alunos bolsistas da UFF, junto à comunidade acadêmica e externa, terá como propósito trazer à tona a qualificação profissional dos cursistas. Os resultados podem suscitar novos fundamentos de modo a contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes UFF e para as pessoas interessadas da comunidade, bem como, facilitar a inserção desses no mercado de trabalho.